
Prefeitura Municipal de Ouro Verde
Sobre
A área do município de Ouro Verde pertenceu à Província de São Paulo e, depois, à Província do Paraná, estando sempre em constante disputa. Quando pertencia ao Paraná, era parte integrante do município de Palmas. Com a Guerra do Contestado, passou a pertencer a Santa Catarina, fazendo parte do município de Chapecó, criado em 5 de agosto de 1917.
Em 30 de dezembro de 1953, foi criado o município de Xanxerê, e Ouro Verde passou a ser parte integrante do mesmo. Em 21 de junho de 1958, o território de Ouro Verde ganhou um novo nome: Abelardo Luz, pois havia se desmembrado de Xanxerê.
Finalmente, em 9 de janeiro de 1992, ocorreu a emancipação do município de Ouro Verde, por meio da Lei nº 8.529, publicada no Diário Oficial nº 14.358 de 09.01.1992. Sua instalação oficial ocorreu no dia 1º de janeiro de 1993.
O marco forte da colonização de Ouro Verde aconteceu na década de 1940, com famílias de agricultores oriundas do Rio Grande do Sul e do Vale do Rio do Peixe.
A grande quantidade de pinheiros e erva-mate — duas riquezas naturais da região — deu origem ao nome “Ouro Verde”, substituindo o nome anterior, “Anta Gorda”, devido ao grande número de antas e outros animais, hoje extintos ou em extinção, que existiam na região.
As madeireiras foram o sustentáculo econômico, e o distrito viveu seu apogeu econômico, social e político. Porém, o ciclo do pinheiro chegou ao fim, as serrarias transferiram-se para outras regiões, e a população passou a investir na agricultura (trigo, milho, soja, cevada e outros produtos). No processo de colonização do município, o modelo instaurado foi o extrativista.