
Prefeitura Municipal de São José do Cedro
Sobre
A colonização de São José do Cedro iniciou em 1950 com a chegada de 21 famílias de agricultores oriundas da região dos Sete Povos das Missões, no noroeste do Rio Grande do Sul. Entre os pioneiros estão Alcides Volweis, João Grando, Frederico Tolotti, Arlindo Seffrin, entre outros. O nome "Cedro" surgiu em referência a uma árvore de cedro usada como ponto de descanso por viajantes, localizada perto de um riacho, no meio da antiga picada entre Barracão e Vila Oeste (atual São Miguel do Oeste).
No dia 19 de março, data celebrada como dia de São José, os colonos passaram a realizar orações junto à árvore, originando o nome São José do Cedro. A alimentação inicial baseava-se em caça e pinhão. A primeira hospedaria foi construída por José João Grando, o que favoreceu a instalação do primeiro comércio. Em 1956, chegou o primeiro pároco, e logo a comunidade construiu uma casa para funcionar como capela e escola.
O município foi emancipado de Dionísio Cerqueira em 1957, tendo como primeiro prefeito provisório Irineu Wolkweis, seguido pelo primeiro prefeito eleito, Gosvino Benedito Ludwig, em 1958. A primeira câmara de vereadores foi composta por Jacir Ângelo Salvão, Zeno Weber, José Lario Zimmer, Norberto Seffrin, Arnildo Kuhn, Eugênio Schneider e Claudino Tenroller.