Sobre

O movimento de emancipação do então Distrito de Tunas, pertencente a Itapiranga, teve início em maio de 1987, impulsionado por lideranças locais que enxergavam a necessidade de maior autonomia administrativa, devido ao forte potencial agrícola, estrutura urbana consolidada e o auge do ciclo madeireiro. Uma assembleia popular aprovou por unanimidade a proposta de emancipação, sendo então criada uma comissão liderada por representantes da indústria e comércio local, com apoio do deputado estadual Dércio Knapp.

A comissão elaborou todo o processo legal, incluindo documentação, assinaturas da população e apresentou oficialmente o pedido à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em julho de 1987. Apesar do parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça, houve forte resistência política, especialmente do então prefeito de Itapiranga, que tentou barrar o processo.

Mesmo diante da pressão, a Alesc autorizou a consulta plebiscitária, marcada para outubro de 1987. Entretanto, três dias antes, um mandado de segurança impetrado pelo prefeito e apoiado por três eleitores de Tunas suspendeu o plebiscito. A população, mesmo frustrada, se manteve firme, e com o apoio do advogado Dr. Antônio Pichetti, o grupo retomou o processo, conseguindo reverter judicialmente a liminar.

Em 1988, finalmente, ocorreu o plebiscito, e o "SIM" pela emancipação venceu com ampla maioria. O resultado foi encaminhado à Alesc, que sancionou a Lei Estadual nº 7.583, de 26 de abril de 1989, criando oficialmente o município de Tunas.

Porém, como já existia um município homônimo no Rio Grande do Sul, foi necessário alterar o nome. Em nova consulta popular, o nome Tunápolis foi o mais votado entre outras opções como Nova Tunas, Itunas e Tritunas. A mudança foi oficializada através do Projeto de Lei nº 94/89, publicado no Diário da Assembleia sob o nº 3.261.

Com isso, o Tribunal Regional Eleitoral marcou a primeira eleição municipal para outubro de 1989, tendo três candidatos à prefeitura. O município foi oficialmente instalado em 1º de janeiro de 1990, com a posse do primeiro prefeito eleito, dando início a uma nova fase da história de Tunápolis.

Entre em Contato