
Prefeitura Municipal de Palhoça
Sobre
Palhoça é um município da Grande Florianópolis cuja origem remonta ao ano de 1793, quando o Governador João Alberto de Miranda Ribeiro ordenou a construção de abrigos para farinha na estrada que ligava a Ilha de Santa Catarina a Lages. Inicialmente ponto de apoio às tropas que abasteciam a Ilha, o povoado se formou como consequência da necessidade estratégica de proteção continental após a invasão espanhola de 1777.
Com o tempo, a localidade se expandiu graças ao comércio e à movimentação das tropas, especialmente após a construção de uma estrada sobre o pântano, consolidando o centro urbano atual. Palhoça pertenceu a Florianópolis até 1833 e, depois, a São José, do qual se desmembrou em 1894, quando foi elevada à categoria de município.
Ao longo do século XX, Palhoça cedeu território para a formação de diversos municípios da região, como Alfredo Wagner, Ituporanga, Santo Amaro da Imperatriz, Garopaba, Paulo Lopes e São Bonifácio. Em 1919, foi elevada à categoria de cidade. Hoje, Palhoça é um importante polo urbano da região metropolitana de Florianópolis, preservando marcos históricos ligados à sua formação militar, religiosa e comercial.